O jogo Mistérios das Sete Torres foi criado a partir do livro O museu das sete torres, de autoria de Nereide Santa Rosa, publicado em 2010 pela Editora Moderna.
A equipe editorial da referida editora acompanhou e avaliou as etapas do processo de criação do jogo, participando ativamente de seu desenvolvimento, garantindo o seu caráter lúdico e didático.
O jogo se desenvolve por meio de um percurso sobre um tabuleiro que leva os participantes à s sete torres, cada uma com sua cor especÃfica.
Cada torre representa uma obra de arte da história da arte universal e os Ãcones da arte brasileira, abrangendo desde o perÃodo da Renascença, se desenvolvendo com obras do Barroco, do Neoclassicismo, do Romantismo, do Realismo, do Impressionismo, sobre a Arte Africana, sobre o Impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo e Abstracionismo.
O objetivo é conquistar a torre, resgatando uma obra de arte, até possuir a maior quantidade de obras entre os participantes.
Para alcançar o objetivo, o participante deve chegar e entrar em uma das torres e assim sortear uma carta com os ''mistérios'', isto é, duas perguntas sobre a obra de arte: quem fez e o tÃtulo da obra.
O participante só pode ter três cartas na mão e ao combinar os mistérios, ele sai em busca da obra que responde suas perguntas.
Porém, nada é muito fácil, pois nesse percurso, os jogadores enfrentam diferentes situações de disputa dificultando o acesso às torres.
Composto por 3 conjuntos de 7 cartas das torres, 3 conjuntos de 21 cartas mistérios/dicas divididas em QUEM, O QUE e COMO, 1 dado, 4 pinos coloridos, 1 tabuleiro de jogo, dividido em 4 partes como peças de um quebra-cabeças.
O objetivo do jogo é ser o jogador a resgatar o maior número de obras de arte.
O tabuleiiro vem dividido em 4 partes, que devem ser encaixadas, de forma que, a casa central forme um cÃrculo perfeito.
Escolher um dos três conjuntos de cartas das torres e respectivo conjunto de 21 cartas mistérios/dicas.
Colocar as cartas com obras de arte do baralho escolhido nas respectivas torres de acordo com a cor da torre e da carta, com a imagem virada para cima.
Embaralhar as 21 cartas mistérios e colocá-las ao lado do tabuleiro, viradas para baixo.
Cada jogador escolhe um peão e o coloca ao lado do tabuleiro.
Definir a ordem dos jogadores a partir do maior ou menor número sorteado no dado.
Os jogadores poderão optar em jogar com apenas 2 dos 3 baralhos de cartas mistérios, isto é, usando apenas as cartas QUEM e O QUE ou O QUE e COMO, ou ainda QUEM e COMO.
Os jogadores poderão optar em jogar com 1, 2 ou 3 conjuntos de cartas das torres e respectivos conjuntos de cartas mistérios/dicas simultaneamente aumentando o grau de dificuldade e o tempo de jogo.
Todos os jogadores deverão iniciar seu percurso a partir da casa da Sabedoria, localizada no centro do tabuleiro.
Assim, o primeiro movimento de cada jogador começará na casa central.
O primeiro jogador joga o dado e avança seu peão em qualquer direção.
O objetivo é obter uma carta mistério dentro de uma das torres.
Cada jogador escolherá o percurso de acordo com a sua estratégia.
Dois jogadores não podem ocupar ao mesmo tempo uma mesma casa.
Na mesma jogada ele não pode retornar pelo mesmo caminho.
Dois jogadores não podem ocupar ao mesmo tempo uma mesma torre.
Se o jogador sortear um número que poderá levá-lo à torre já ocupada, deverá seguir outro caminho, ou permanecer onde está.
Para entrar na torre, o jogador não precisa sortear o númeo exato de casas.
Ao sair, na jogada seguinte, ele não poderá retornar à torre a qual acabou de sair.
O jogador deverá sortear só UMA carta mistério dentro da torre e guardará consigo até obter quatro cartas.
A partir desse momento, o jogador sempre deverá ter só quatro cartas na mão.
Se optarem por jogar com apenas dois mistérios, cada jogador deverá ter só três cartas na mão.
Nas jogadas seguintes, cada vez que entrar em uma torre, é obrigatório escolher uma de suas cartas e a trocar por uma do monte.
A troca sempre ocorrerá da seguinte forma: colocar a carta embaixo do monte e pegar a carta que está em cima do monte.
O jogador não poderá devolver ao monte a mesma carta que sorteou.
Para conquistar a carta de obra de arte, o jogador deverá formar uma trinca, ou seja, 3 CARTAS com 3 mistérios diferentes: QUEM, O QUE e COMO referentes a uma mesma obra de arte.
Caso tenham optado por jogar apenas com 2 baralhos de cartas mistérios, o jogador deverá formar uma dupla, ou seja, 2 cartas com 2 mistérios diferentes.
Ao perceber isso, ele seguirá para a torre onde está a obra de arte, comprovará se acertou através da leitura do texto atrás da carta da torre e a conquistará, guardando-a consigo.
Em seguida, devolverá as respectivas cartas mistério dessa obra ao monte.
E o jogo prosseguirá.
Caso um dos jogadores venha a reunir três (ou duas, se estiverem jogando com dois mistérios) cartas mistério/dicas referentes a uma obra de arte que já está em poder de outro jogador, imediatamente ele dirá ''TORRE (nome da cor)'' e tomará a obra de arte daquela torre que pertencia ao jogador, devolvendo novamente ao monte as duas cartas mistérios referentes a obra.
Ganhará o jogo quem resgatar o maior número de obras de arte.
Em ambos os casos, se o jogador se  enganou, ele devolverá duas de suas cartas ao monte e recomeçará de onde se encontra com uma carta na mão.
Â
Idade: a partir de 7 anos.
Â
Dimensões da Caixa: 43 x 32 x 5 cm
Peso: 3.300 Kg
Material do tabuleiro : Madeira - MDF
Caixa: Madeira - MDF
NCM: 95030099
![]() Desafio Estimula a mente e a inteligência, desafiando aquele que joga, sozinho ou em grupo, a descobrir a solução. Trabalha a estratégia, a persistência, o equilÃbrio, a parceria e o foco do jogador... Saiba mais |
![]() Descoberta Inspira a criança a explorar, desvendar e apreciar o mundo que as envolve, percebendo o quão fascinante ele é. Tudo isso por meio da satisfação de curiosidades, do aprimoramento da capacidade de pesquisa sobre pessoas, animais, paÃses, lugares, etc... Saiba mais |
![]() Coordenação Ajuda a criança a praticar movimentos de forma efetiva e coordenada e a desenvolver bons reflexos. Quanto mais se trabalha com a coordenação motora da criança, melhor ela se desenvolve, adquirindo mais equilÃbrio e confiança... Saiba mais |
![]() Atenção Auxilia a criança a olhar, escutar, concentrar-se, observar e perceber. Desenvolver essas habilidades é um primeiro passo para a qualidade, por exemplo, do trabalho com números e quantidades, da leitura e da escrita... Saiba mais |